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Saúde
Vida além da esclerose múltipla serve de mote para iniciativa que revela dia-a-dia dos doentes
terça, 04 dezembro 2018 11:58
A campanha alÉM das Histórias lançada no Dia Nacional da Pessoa com Esclerose Múltipla, que se assinala hoje, 4 de dezembro, é uma ação promovida pela farmacêutica Merck. A iniciativa conta com o apoio das associações de doentes Associação Nacional de Esclerose Múltipla (ANEM) e Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla (SPEM) e quer dar a conhecer histórias de doentes com esclerose múltipla (EM), cujo dia-a-dia vai muito além da doença.

 

Estas histórias positivas vão ficar disponíveis no canal de Youtube, sendo o primeiro episódio protagonizado por Joana Rosas Vieira, que conta a sua história além da EM, falando de si como mãe, filha e esposa, papéis que concilia com uma profissão ativa num laboratório de análises clínicas e, agora, com o projeto “A vida EM mim”, um blog onde escreve sobre o seu dia-a-dia.

 

Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, a EM afeta cerca de 2.5 milhões de pessoas em todo o mundo, estimando-se que em Portugal existam oito mil pessoas com a doença. O diagnóstico surge normalmente entre os 20 e 40 anos, afetando principalmente as mulheres. A campanha alÉM das Histórias quer mostrar os rostos dos doentes, que contam as suas histórias, e assim, ajudam a mudar a vida de outros doentes.

 

A Merck, juntamente com as associações de doentes, celebra ainda este dia com a disponibilização de um website totalmente dedicado à EM. Neste espaço, todos os interessados no tema, e especialmente as pessoas que lidam diariamente com a EM, podem encontrar informação útil que pretende responder às principais dúvidas, desde o diagnóstico, até ao momento em que viver e conviver com a doença faz parte da rotina. Um espaço em que a construção dos conteúdos tem a colaboração de vários profissionais de saúde dedicados à área da EM. 

 

“O diagnóstico não é o fim”

 

“É fundamental que os doentes com EM tenham conhecimento de histórias que os façam acreditar que o diagnóstico não é o fim. Os doentes que dão vida a esta campanha são verdadeiros exemplos de superação e acredito que esta mensagem é o caminho, pelo menos é esse o trabalho e esforço que fazemos diariamente na ANEM”, afirma Lurdes Silva, representante da ANEM.

 

Já Susana Protásio, vice-presidente da SPEM indica que “é necessário encontrar novas formas de chegar aos doentes, com a informação que realmente lhes é útil".

 

O managing director da Merck S.A. Portugal, refere que a Merck acredita que esta campanha “pode ter realmente um efeito positivo na vida dos doentes com EM”.

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