FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Conheça o robot que ajuda médicos, enfermeiros e doentes
quinta-feira, 07 fevereiro 2019 11:22
A Konica Minolta em colaboração com o Instituto de Investigação Científica Italiano (IIT) criaram um robot que pode ajudar doentes, apoiar os trabalhos de Enfermagem e dos médicos e executar atividades de monitorização básicas. Chama-se "R1" e junta a inteligência artificial (IA) e a robótica da Konica Minolta com o robot que a IIT já tinha. O robot está a ser testado no Hospital Casa Sollievo della Sofferenza, em Itália. 

 

O IIT forneceu o robot, desenvolvido para prestar apoio às pessoas em diversos cenários, ao passo que o laboratório Konica Minolta Laboratory Europe contribuiu com os seus conhecimentos especializados em IA e robótica distribuída. 

 

Os robots médicos podem assumir tarefas que passam pela cirurgia, reabilitação, radiocirurgia não invasiva e a distribuição de medicamentos.

 

O robot possui assim uma estrutura inovadora, com 50% da sua estrutura composta por materiais plásticos. A  IA integrada no robot inspira-se na aprendizagem e nas capacidades de interação humanas. O robot é capaz de reconhecer pessoas e objetos e consegue interagir de forma mais sofisticada com médicos e doentes, compreendendo melhor as suas atividades para responder aos seus pedidos.

 

“Na configuração atual, estamos a começar a utilizar o robot R1 do IIT para acompanhar os doentes nas suas rotinas diárias. Esta experiência faz parte dos nossos projetos correntes que têm como objetivo otimizar o tempo dos profissionais de saúde”, afirma Francesco Giuliani, diretor de TIC, Inovação e Investigação do Instituto Científico de Cuidados de Saúde e Reabilitação Sollievo della Sofferenza.

 

“As nossas soluções aperfeiçoam os robots com capacidades cognitivas melhoradas. O reconhecimento de atividades e objetos e a capacidade de análise de emoções e comportamentos permitem aos robots perceberem o ambiente, compreendê-lo e assumir os comportamentos adequados", explica Francesco Puja, Investigador Especialista em Robótica Distribuída da Konica Minolta.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview