FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Projeto-piloto da ARSLVT e da ANF aumenta cobertura vacinal contra a gripe 
segunda-feira, 18 fevereiro 2019 12:18
O projeto-piloto, a ser desenvolvido pela Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS) e pela Associação Nacional de de Farmácias (ANF), conseguiu vacinar contra a gripe 40 mil pessoas maiores de 64 anos nos concelhos de Loures e Odivelas, em 2018.

“Os resultados demonstram que a adesão dos idosos neste projeto-piloto foi positiva e que as respostas de proximidade fazem a diferença no acesso aos cuidados”, afirma Luís Pisco, presidente da ARSLVT.

 

Os idosos conseguiram, pela primeira vez, vacinar-se sem receita médica nas farmácias, em condições de igualdade com os centros de saúde. No Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Loures-Odivelas, incluindo o projeto, foram vacinadas 40 mil pessoas, mais 10 mil do que na época anterior, de acordo com os dados da ARSLVT. A cobertura vacinal deste grupo de risco aumentou 31,8%.

 

As farmácias recorreram ao stock de vacinas do SNS, fornecido pela ARSLVT para o projeto-piloto, não cobrando nada pela administração das vacinas.

 

Todos os anos morrem, em média, 2.400 portugueses devido à gripe e a doenças desencadeadas por ela. O vírus é especialmente perigoso para a população mais vulnerável: idosos e doentes crónicos. A doença afeta 10% da população, causando um milhão de dias de baixa por ano, de acordo com a Fundação Portuguesa do Pulmão.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview