FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Consignação do IRS promove a contribuição da sociedade em organizações de área social, cultural e ambiental
quarta-feira, 22 maio 2019 11:27

A consignação do IRS ainda é, hoje em dia, alvo de grande desconhecimento por parte da população portuguesa. De um universo de mais de cinco milhões de declarações de IRS, menos de um milhão dos contribuintes efetuam a consignação do seu IRS ou IVA.

 

A consignação do IRS permite doar uma parte do imposto a favor do Estado a uma organização da área social, cultural ou ambiental da preferência do contribuinte, sem qualquer custo. Num cenário de reembolso, o contribuinte não recebe menos, e num cenário de imposto adicional, não paga mais.
É, assim, uma oportunidade dada aos cidadãos de poderem fazer a diferença, atribuindo a uma organização ou causa 0,5% do IRS liquidado (imposto que cabe ao Estado depois de descontadas as deduções). Assim, em vez de o IRS ficar todo na posse do Estado, uma parte é encaminhada pelo próprio Estado para a causa escolhida. Uma ajuda, muitas vezes, essencial à manutenção da atividade dessas organizações.
Com vista à amplificação desta mensagem, no âmbito da sua intervenção de cidadania e inovação social, a Associação para a Promoção e Desenvolvimento da Sociedade da Informação (APDSI), que não é, pela sua natureza, uma das entidades beneficiárias, desafiou os seus associados individuais e coletivos, e a sociedade em geral, a apoiarem a campanha “Ajudar quem mais precisa não lhe custa nada” e a promoverem a consignação do IRS a uma das mais de quatro mil entidades devidamente autorizadas a beneficiar desta medida em 2019, promovendo uma sociedade (da informação) mais inclusiva e participativa.

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview