FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Hospitalcuf infante santo disponibiliza tratamento inovador para incontinência fecal
segunda-feira, 10 dezembro 2012 14:40

Incontinência-FecalpO hospitalcuf infante santo, em Lisboa, é o primeiro hospital privado do país a disponibilizar um tratamento inovador para a incontinência fecal crónica, uma doença altamente estigmatizante e com um forte impacto na qualidade de vida dos doentes.

 

Através do implante de um neuroestimulador por via minimamente invasiva, os doentes que sofrem de incontinência fecal conseguem reduzir os sintomas, recuperando consequentemente a sua autonomia e qualidade de vida.

De acordo com Pedro Moniz Pereira, médico do hospitalcuf infante santo, “a cirurgia consiste na colocação de um pequeno dispositivo médico que estimula os nervos da zona sagrada através de impulsos elétricos suaves ou moderados. Esta estimulação permite restaurar a coordenação entre o cérebro, a zona pélvica, o intestino e os músculos do esfíncter”.

Hospitalcuf infante santo disponibiliza tratamento inovador para incontinência fecalPara o especialista, “a incontinência fecal continua a ser um tema tabu, que afeta milhões de pessoas em todo o Mundo e em que muitas vezes os doentes não procuram ajuda especializada. A maioria das pessoas não entende o desafio que é viver com incontinência fecal e estes doentes merecem encontrar soluções de tratamento eficazes, mesmo quando o tratamento conservador à base de fármacos falha. Através deste implante, os doentes conseguem recuperar a sua autonomia.”

A incontinência fecal é mais comum em adultos, sobretudo mulheres, mas não resulta do processo normal de envelhecimento. A incontinência fecal pode ser causada por uma variedade de fatores, incluindo lesão nos nervos ou músculos do recto por trauma como o parto ou outros distúrbios ao nível pélvico.  

A acompanhar este primeiro procedimento esteve o médico Júlio Leite dos Hospitais da Universidade de Coimbra (HUC), único hospital até ao momento a disponibilizar o tratamento da incontinência fecal através do implante de um neuroestimulador. O hospitalcuf infante santo, uma unidade da José de Mello Saúde, é o único hospital privado a disponibilizar este tratamento.

Fonte: LPM

 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview