FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

43% dos acidentes com mergulho acontecem com jovens até aos 19 anos
sexta-feira, 31 maio 2013 11:07

artigo 51075 b7918A incidência predominante dos traumatismos vertebro medulares por mergulho ocorre nas faixas etárias mais jovens, com 43% dos acidentes em jovens até aos 19 anos e 72% se considerarmos os traumatizados até aos 29 anos. Os dados pertencem a um estudo realizado em Portugal, pelos médicos Ricardo Prata e Jorge Mineiro, em colaboração com a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT).

 


Obtidos na época balnear de 2012, no nosso país, são os primeiros do género e permitem colmatar a falta de dados acerca da incidência destes traumatismos. Serve igualmente para caracterizar a população envolvida e todo o processo decorrente desde o acidente até à alta hospitalar para o domicílio ou centro de cuidados continuados.

 


"É a população jovem a que mais sofre este tipo de traumatismos com consequências graves e permanentes na sua saúde, nomeadamente pela elevada incapacidade motora/sensorial facto esse que condiciona uma longa dependência de cuidados prestados por outros para quase todas as atividades da vida diária", alerta Jorge Mineiro, presidente da SPOT.


Os doentes com lesão neurológica completa que sobrevivem ao acidente têm um maior risco de morte nos dois primeiros anos após o traumatismo, sendo este risco maior para os doentes com danos neurológicos mais graves. "Com sobrevidas médias de 7,4 anos as causas de morte estão geralmente associadas a outras intercorrências que geralmente se desenvolvem como por exemplo pneumonias, doenças cardíacas isquémicas e doenças urogenitais, pelo que se perceber a gravidade deste tipo de traumatismos", explica Jorge Mineiro.


Assim, por forma a sensibilizar a população e contribuir para a prevenção dos traumatismos vertebro medulares provocados por acidentes relacionados com o mergulho, a SPOT vai lançar uma campanha com o apoio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa.


Para além do mergulho, os traumatismos vertebro medulares podem ser provocados por acidentes de viação, quedas, armas (principalmente as de fogo) e atividades aquáticas de desporto/lazer.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview