FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Projeto HOME_EU apresenta resultados sobre como reverter a situação dos sem-abrigo
terça-feira, 11 junho 2019 12:43
Como é possível reverter a situação dos sem-abrigo? Foi a esta questão que o projeto HOME_EU “Housing First to end Homelessness in Europe” quis responder através de uma investigação sobre o tema.

 

O projeto Homelessness as Unfairness, liderado por José Ornelas, do ISPA-Instituto Universitário, tem por missão fornecer evidência científica para compreender as diferentes perspetivas dos cidadãos da UE sobre a situação de sem-abrigo e encontrar respostas baseadas no modelo Housing First.
 
Os resultados da investigação foram apresentados em maio, sendo que serão novamente exibidos em Madrid já no próximo dia 19 de junho pela Conferência Internacional do projeto, um consórcio de 12 organizações de nove países europeus, coordenado por Portugal através do ISPA-Instituto Universitário. O projeto é financiado pelo Horizon 2020 Research and Innovation Programme da Comissão Europeia.
 
O principal intuito do HOME_EU - Homelessness as Unfairness é propor a integração do modelo Housing First nas Políticas Europeias destinadas à resolução das situações de sem-abrigo. Segundo a experiência dos países europeus, a situação é reversível através da implementação das soluções adequadas. Existem resultados reconhecidos internacionalmente de que o acesso a habitação regular, dispersa e individualizada nos ambientes naturais da comunidade local, é uma resposta eficaz que não só resolve a situação concreta de sem-abrigo, como fortalece a inclusão social e os direitos sociais através do acesso aos cuidados de saúde universais ou outros relacionados com a vida em comunidade.

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview