FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Dê à sua saúde duas horas ao ar livre por semana
sexta-feira, 21 junho 2019 13:21
Sabe-se que estar em contacto com a natureza é benéfico para a saúde, no entanto, foi agora divulgado quanto tempo é necessário para sentir esses benefícios: 120 minutos semanais.

  

Ter momentos de lazer em espaços verdes diminui os níveis de stress e a tensão arterial, reduzindo o risco de doenças cardiovasculares. Sabemos agora, graças ao estudo levado a cabo pela Universidade de Exeter, no Reino Unido, que o tempo necessário para sentirmos as vantagens do contacto com a natureza é de duas horas semanais.

 

Esta investigação baseia-se em dados recolhidos em sondagens britânicas, entre os anos de 2004 e 2016, sob alçada do Instituto Nacional de Estatísticas do Reino Unido. A investigação revela que pessoas que passam mais de duas horas ao ar livre se sentem melhor, mais felizes e saudáveis do que quem não têm esse hábito. O estudo foi feito a 19.806 pessoas de Inglaterra durante todo o ano, de forma a evitar um enviesamento sazonal e geográfico.

 

Mathew White, investigador na Universidade de Exeter, revela em comunicado que não é necessário ir para zonas selvagens ou para a praia para termos benefícios na nossa saúde. Jardins, florestas, lagos ou reservas naturais são locais válidos na hora de escolher a melhor alternativa.

 

O possível aumento da atividade física, o contacto com o sol ou o tempo de qualidade com família e amigos foram algumas das hipóteses que os investigadores ponderaram na hora de justificar o porquê destas conclusões. No entanto, o remate final do estudo mostra-nos que os benefícios que verdadeiramente têm peso são os psicológicos e mentais, uma vez que a pessoa precisa, cada vez mais, de passar tempo longe do trabalho e de outras fontes de stress, bem como de telemóveis e computadores.

 

Demonstrou-se ainda que viver perto de zonas verdes é também vantajoso, uma vez que existe uma redução de poluição do ar e do ruído. No entanto, caso não existam espaços verdes perto do local de habitação, muito do tempo passado ao ar livre acontece fora da zona de residência e pode, até, ser uma experiência mais vantajosa.

 

Mathew White realça, no entanto, que são precisos mais estudos e conclusões para recomendar oficialmente estes 120 minutos semanais em espaços verdes como estilo de vida saudável.

 

Fonte: Público

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview