FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Dieta vegana em crianças: quais os riscos?
segunda-feira, 24 junho 2019 12:32

Sabe-se que, em Portugal, a dieta vegana tem crescido exponencialmente. Apesar deste regime alimentar, isento de carne, peixe, laticínios e ovos, ser cada vez mais utilizado pelos portugueses, os nutricionistas alertam para os riscos desses hábitos alimentares nas crianças.

 

 

A Direção-Geral da Saúde já indicou que o uso de uma alimentação vegana não é adequado para assegurar as necessidades nutricionais no desenvolvimento dos mais novos.
 
A revista “Ata Pediátrica” partilha o caso de uma criança de dois anos e meio que desenvolveu raquitismo após ter sido alimentada com uma dieta exclusivamente vegana desde os cinco meses de idade.
 
Sandra Gomes Silva, nutricionista que está a par do caso, afirma que, em muitos casos, o problema reside no facto da dieta ser feita de forma inadequada, defendendo que não existem dietas que excluem a possibilidade de défices nutricionais e a necessidade de suplementos.
 
Relembre-se que, em 2018, este assunto foi discutido aquando a divulgação de um episódio de acidente vascular cerebral (AVC) num bebé de 10 meses, cuja alimentação era exclusivamente vegana.
 
Alexandra Bento, bastonária dos nutricionistas, alerta para o facto das crianças que crescem com uma dieta exclusiva de produtos de origem vegetal não usufruirem do regime ideal em termos de saúde, uma vez que a dieta mediterrânea é mais completa para estes grupos vulneráveis.
 
Fonte: Sábado

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview