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Saúde
Menos ecrãs à noite, mais qualidade no sono
segunda-feira, 24 junho 2019 13:11

E se lhe dissermos que os problemas de sono nos adolescentes podem ser revertidos em apenas uma semana? Quem o diz é a Sociedade Europeia de Endocrinologia que revelou, esta segunda-feira, que limitar a utilização de ecrãs emissores de luz (como computadores, telemóveis ou tablets) pode resolver perturbações do sono.

 

 

O encontro anual da Sociedade Europeia de Endocrinologia, em Lyon, vai ser o palco para a apresentação dos resultados de um estudo feito ao sono dos adolescentes. Para já, sabe-se que a relação entre o uso de equipamentos eletrónicos à noite e as perturbações do sono é próxima, uma vez que demasiada exposição noturna à luz, especialmente a luz azul emitida pelos ecrãs de smartphones, tablets e computadores, pode ter consequências na produção da hormona do sono – melatonina – e afetar o relógio biológico do cérebro. O resultado desta exposição traduz-se na disrupção no tempo e qualidade do sono dos adolescentes.
 
Em comunicado, a instituição responsável pela investigação defende que a ausência de sono não causa apenas sintomas de cansaço e perda de concentração e memória, como pode ter consequências mais sérias na saúde a longo prazo, levando ao aumento do risco de problemas como diabetes, obesidade e doença cardíaca.
 
Este estudo debruçou-se sobre os efeitos da exposição dos adolescentes à luz azul dos ecrãs em casa, concluindo que aqueles que ficaram mais de quatro horas por dia em frente do ecrã adormeceram, em média, 30 minutos mais tarde e acordaram mais vezes do que os jovens que permaneceram menos de uma hora expostos à fonte de luz.
 
Tendo em conta que os adolescentes passam cada vez mais tempo expostos a ecrãs, é importante minimizar o uso noturno destes aparelhos eletrónicos de forma a reduzir os riscos na saúde e a melhorar a qualidade do sono.
 
Fonte: Observador

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