FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Uma sessão de exercício físico ou 25 minutos de sauna? Para a saúde, o efeito é o mesmo
quarta-feira, 26 junho 2019 11:39

Qual a diferença entre 25 minutos de sauna ou uma sessão de exercício físico? Para a sua saúde, saiba que o efeito é o mesmo.

 

 

As saunas podem trazer benefícios semelhantes aos do exercício. Quem o revela é um estudo da Universidade Martin Luther de Halle-Wittenberg, na Alemanha, que descobriu que passar 25 minutos na sauna aumenta a pressão arterial e o ritmo cardíaco da mesma forma que uma sessão na máquina de remos.
 
Esta investigação concluiu que 25 minutos de sauna traz benefícios a longo prazo semelhantes ao exercício, apesar de não contribuir para a perda de peso caso não haja atividade física.
 
Sascha Ketelhut, cientista desportivo e principal autor deste estudo, adverte para o facto das pessoas com tendência a ter baixas de tensão são aconselhadas a evitar saunas, uma vez que a atividade dilata os vasos sanguíneos e diminui a pressão arterial.
 
Foi pedido a 19 voluntários saudáveis que tivessem a sua pulsação e tensão arterial medidas durante uma sessão de 25 minutos de sauna. A conclusão é que tanto a pressão arterial como os batimentos cardíacos aumentaram durante este tempo. Passados os 25 minutos, já fora da sauna, ambos os valores baixaram para números inferiores àqueles com que os participantes tinham começado a experiência.
 
Já numa segunda fase da investigação, os mesmo participantes fizeram uma sessão de exercício numa máquina de remos enquanto, mais uma vez, mediam a sua tensão arterial e o seu ritmo cardíaco. Sascha Ketelhut afirma que a pressão arterial e os batimentos cardíacos dos participantes foram os mesmos em ambas as condições.
 
Fonte: Público

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview