FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Costuma ser frequentemente picado por mosquitos? Descubra porquê
quarta, 26 junho 2019 12:49

Já se perguntou sobre o motivo de algumas pessoas serem picadas por mosquitos e outras não?

 

 

A explicação está numa série de fatores relacionados com o ambiente químico que nos rodeia. Os mosquitos possuem órgãos sensoriais e utilizam dióxido de carbono para escolher os seus hospedeiros, seguindo o traço químico que cada tipo de pele tem. Estes animais orientam-se primeiramente com as evidências de carbono e continuam a voar à medida que sentem concentrações mais altas do que normal. Através dos vestígios de dióxido de carbono, os mosquitos conseguem detetar os seus alvos até 50 metros de distância. Quem o explica é o entomologista Joop van Loon da Universidade de Wageningen, na Holanda.
 
A temperatura da pele, a presença de vapor de água e a cor são os fatores que levam um mosquito a escolher potenciais alvos, embora a variável mais importante seja a dos compostos químicos produzidos pelas colónicas de bactérias que vivem na nossa pele. O cientista explicou à Live Science que "as bactérias convertem as secreções das nossas glândulas sudoríparas em compostos voláteis que são transmitidos pelo ar para o sistema olfativo que se situa na cabeça dos mosquitos".
 
O conjunto de químicos presente na pele é complexo, uma vez que contém mais de 300 compostos de variam de pessoa para pessoa, consoante a sua genética e ambiente.
 
O cientista acrescenta ainda que os mosquitos são fortemente atraídos pela cor preta.

 

Fonte: Visão

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview