Existem alguns tipos de vasculites (vasculites primárias) que não têm causas conhecidas, embora as vasculites secundárias possam ser originadas por fatores como, por exemplo, a toma de certos medicamentos ou drogas, infeções como hepatite ou VIH, doenças como lúpus, artrite reumatoide e outras doenças inflamatórias ou ainda a problemas no sistema imunitário ou fatores genéticos.
Os sintomas desta doença, apesar de variarem consoante o tipo e a gravidade, incluem geralmente: dor, febre, cansaço, falta de apetite, perda de peso e mal-estar geral.
Um conjunto de especialistas reunidos na International Chapel Hill Consensus Conference on the Nomenclature of Vasculitides catalogou, no ano de 2012, os vários tipos de vasculites, sendo elas: vasculites de grandes, médios e pequenos vasos, vasculite associada a doenças sistémicas, de órgão único, de calibre variável ou associada a causa provável.
Esta é uma doença ainda sem cura, mas que pode ser controlada e que, aquando o seu tratamento, poderá implicar um conjunto de especialidades como a reumatologia, nefrologia, pneumologia, estomatologia/medicina dentária, entre outras.
Fonte: CUF