FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Vasculite: sabe o que é?
quarta, 10 julho 2019 11:50
A vasculite é uma inflamação nos vasos sanguíneos, quer seja nas veias, artérias ou pequenos capilares, de um ou mais órgãos cujo funcionamento fica afetado. Apesar de ser uma doença pouco comum, sabe-se que surgem cerca de 10 a 15 novos casos por um milhão de pessoas todos os anos e que a doença pode afetar qualquer pessoa de todos os sexos e idades, embora alguns tipos de vasculites afetem mais os homens.

 

Existem alguns tipos de vasculites (vasculites primárias) que não têm causas conhecidas, embora as vasculites secundárias possam ser originadas por fatores como, por exemplo, a toma de certos medicamentos ou drogas, infeções como hepatite ou VIH, doenças como lúpus, artrite reumatoide e outras doenças inflamatórias ou ainda a problemas no sistema imunitário ou fatores genéticos.
 
Os sintomas desta doença, apesar de variarem consoante o tipo e a gravidade, incluem geralmente: dor, febre, cansaço, falta de apetite, perda de peso e mal-estar geral.
 
Um conjunto de especialistas reunidos na International Chapel Hill Consensus Conference on the Nomenclature of Vasculitides catalogou, no ano de 2012, os vários tipos de vasculites, sendo elas: vasculites de grandes, médios e pequenos vasos, vasculite associada a doenças sistémicas, de órgão único, de calibre variável ou associada a causa provável.
 
Esta é uma doença ainda sem cura, mas que pode ser controlada e que, aquando o seu tratamento, poderá implicar um conjunto de especialidades como a reumatologia, nefrologia, pneumologia, estomatologia/medicina dentária, entre outras.

 

Fonte: CUF

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview