FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Vai ser revista a Roda dos Alimentos para os portugueses
segunda-feira, 15 julho 2019 11:50
O relatório de 2019 do Programa Nacional para a Promoção da Alimentação Saudável (PNPAS) relembra que a Roda dos Alimentos, desenvolvida em 2003 para a população portuguesa, precisa de ser revista e prevê um sistema de rotulagem mais acessível.

 

No que toca à alimentação saudável, os responsáveis pelo relatório de 2019 do PNPAS encaram o tema da obesidade como um dos problemas mais sério de saúde pública, embora os dados mais recentes no que toca à obesidade infantil demonstrem que os números decresceram. O estudo relembra as medidas tomadas neste sentido, nomeadamente a revisão da legislação sobre a publicidade alimentar dirigida às crianças e a revisão do cabaz de alimentos do programa de ajuda a populações mais carenciadas, bem como o importo sobre as bebidas açucaradas e o acordo com a indústria para reduzir o açúcar, sal e ácidos gordos trans em iogurtes, cereais, pão, batatas fritas, leites achocolatados, refrigerantes, e refeições prontas a consumir.
 
A utilização de rotulagem nutricional mais clara é outro tema a realçar no relatório, uma vez que é uma medida a implementar no âmbito das estratégias para promover uma alimentação mais saudável na população portuguesa. Sabe-se que cerca de 40% não compreende de forma clara a informação nutricional dos alimentos, pelo que a rotulagem deverá estar escrita de forma simples na parte da frente das embalagens dos produtos alimentares, facilitando a interpretação dos consumidores sobre os valores dos alimentos.
 
O estudo diagnosticou ainda a situação atual dos hábitos alimentares dos Portugueses, referindo que a deficiência destes é uma das principais razoes para a perda de anos de vida saudável, salientando a importância do consumo de fruta, cereais integrais e frutos oleaginosos.
 
Fonte: Visão

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview