FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Estudo aponta que idosos em tratamento médico sofrem de solidão
terça-feira, 23 julho 2019 11:09
Uma equipa de investigadores liderou um estudo que avaliou o impacto da solidão nos idosos e revelou que fatores como viver sozinho, ter um baixo nível educacional e ter mais de 80 anos contribuem para o isolamento dos mais velhos.
 
Uma investigação liderada por uma equipa do Centro de Investigação em Tecnologias e Serviços de Saúde (CINTESI) em parceria com a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) avaliou o impacto da solidão em 150 idosos com 65 anos ou mais, seguidos em Centros de Saúde numa zona urbana no Norte de Portugal.
 
Os resultados do estudo revelaram que cerca de 91% dos idosos em tratamento médico sentem algum grau de solidão, sendo que um terço destes reporta níveis graves, o que acaba por interferir com os próprios tratamentos. Revelou-se ainda que idosos que reportem níveis de solidão elevados estão polimedicados mais frequentemente e que ter mais de 80 anos de idade, possuir um baixo nível educacional, viver sozinho e insatisfeitos com os rendimentos são os principais fatores que conduzem à solidão.
 
O grupo de investigadores apela para que se definam estratégias que consigam reduzir esta realidade. Manter rotinas diárias ativas, procurar companhia e participar na vida familiar são alguns exemplos que os mais velhos podem adotar, embora seja necessário também medidas legislativas, políticas, sociais e de saúde que promovam a manutenção da vida ativa após a reforma.
 
Fonte: Sábado

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview