FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Só 10% dos infetados sabe que tem hepatite C
segunda-feira, 29 julho 2019 11:49

A propósito do Dia Mundial das Hepatites, que se assinalou ontem, dia 28 de julho, a Organização Mundial da Saúde (OMS) apelou para que se aproveitem as reduções dos custos de diagnóstico e tratamento da hepatite para aumentar os investimentos na erradicação da doença.

 

A OMS fez um estudo, agora publicado na revista científica Lancet Global Health, que revela que 67 países de desenvolvimento médio e baixo evitariam 4,5 milhões de mortes prematuras até 2030 e mais de 26 milhões de mortes após essa data caso investissem seis mil milhões de dólares por ano (5,4 mil milhões de euros) na eliminação das hepatites.

Apesar de já existirem governos a caminhar nesse sentido, a organização das Nações Unidas estima que o acesso a testes de diagnóstico e a tratamento está fora de alcance para a maioria dos 325 milhões de pessoas que vivem com hepatites B ou C.

Relembre-se que em Portugal todos os doentes com hepatite C são tratados de forma gratuita desde 2015.

As infeções por hepatites são cinco – A, B, C, D e E – sendo que mais de 95% das mortes são consequências das infeções crónicas por hepatite B e C. A hepatite é uma inflamação do fígado que, no caso de não desaparecer espontaneamente, poderá progredir para fibrose, cirrose ou cancro de fígado. No caso da hepatite C, a doença pode ser causada através de substâncias de certos medicamentos, álcool ou por doenças autoimunes, apesar dos vírus da hepatite serem a causa mais comum da doença no mundo. Sintomas como urina escura, cansaço extremo, vómitos, náuseas e dor abdominal são algumas manifestações desta doença que é, muitas vezes, silenciosa.  

Já as hepatites A e E são, geralmente, causadas pela ingestão de água ou alimentos contaminados, ao passo que as hepatites B e D derivam de contactos com fluídos corporais infetados. A hepatite B também se transmite por contacto sexual.

Fonte: Sapo

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview