FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Copo menstrual: sim ou não?
segunda-feira, 29 julho 2019 12:22

Um estudo publicado na revista científica The Lancet Public Health revelou que os copos menstruais são uma opção eficaz, segura e cada vez mais utilizada por jovens e mulheres em todo o mundo como alternativa a tampões e pensos higiénicos.

 

 

Uma investigação que reuniu investigadores da Escola de Medicina Tropical de Liverpool, no Reino Unido, e também de instituições de Bombaim e Nova Deli, na Índia, Kisumu, no Quénia, e Londres, analisou 43 estudos sobre a utilização de copos menstruais em todo o mundo.

 

O principal objetivo deste estudo foi perceber se o uso do copo menstrual é viável na vida de mulheres e jovens, incluindo as que vivem em países de baixo rendimento onde a falta de água e o saneamento, educação e higiene inadequadas preocupam a Saúde Pública. A par disto, a equipa de investigadores estudou de que forma o preconceito, os custos, a falta de conhecimento e dúvidas sobre o método afetam a opinião sobre o mesmo.

O estudo concluiu que este método é seguro para ser utilizado por jovens e mulheres, que a sua aquisição está cada vez mais facilitada e que é tão ou mais eficaz que os pensos higiénicos ou tampões no que toca à prevenção de vazamentos menstruais.

 

Apesar da utilização do copo menstrual ter sido considerado desconfortável e invasivo durante alguns anos, sabe-se agora que grande parte das mulheres de vários países achou confortável e eficaz, sendo que cerca de 73% das mulheres e jovens inquiridas pretende continuar a utilizar o método.

 

O estudo concluiu ainda que o uso do copo menstrual não surtiu efeitos negativos sobre a flora vaginal, não existindo sinais de aumento dos riscos associado a este método.

 

Fonte: Público

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview