FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Crianças continuam expostas ao fumo do tabaco
quinta-feira, 01 agosto 2019 11:30

Um estudo revela que cerca de 14% das crianças portuguesas até aos nove anos são expostas ao fumo de tabaco em casa, sendo que 5,8% dessas estão expostas ao fumo diariamente e 8,5% ocasionalmente. Este é um número que sobe em crianças a partir do quarto ano de escolaridade, perfazendo um total de 33%.

 

"Prevalência de crianças portuguesas expostas ao fumo ambiental do tabaco em casa e no carro" é o nome do estudo publicado na revista científica da Ordem dos Médicos "Ata Médica", que revela que cerca de 5,4% das crianças estão duplamente expostas ao fumo ambiental do tabaco em casa e no carro.

 

Esta é uma investigação que decorreu entre os meses de janeiro e setembro de 2016 e envolveu uma amostra representativa de 2.396 crianças portuguesas dos zero aos nove anos, estratificada por idade e por região administrativa NUTS II.

 

O estudo revelou que cerca de 6,2% da exposição ao fumo acontece em crianças cujos pais têm mais estudos e que é maior nas crianças cujos pais têm um menor nível de escolaridade (19,6%).

 

Apesar da exposição ao fumo do tabaco ter diminuído em Portugal, na maioria das regiões do país mais de 25% das crianças foram expostas ao fumo, sendo que 6% das mães e 11% dos pais fumam em casa.

 

O tabagismo em casa dos pais revela-se, portanto, um fator de risco para um número de crianças significativo, potenciando a probabilidade destas se tornarem, também elas, fumadoras no futuro. José Precioso, coordenador do estudo do Instituto de Educação da Universidade do Minho, defende ser necessário a promoção da cessação tabágica junto das crianças, tanto em casa como também no carro.

 

Fonte: Jornal de Notícias

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview