FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Imcsalt: o saleiro inteligente que calcula o sal que vai ingerir
segunda-feira, 05 agosto 2019 12:42

Já existe um saleiro inteligente que calcula a quantidade de sal recomendada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A patente foi pedida por investigadores da Universidade do Porto.

 

Este é um equipamento que poderá chegar ao mercado em 2023 e tem como principal intuito ajudar as famílias portuguesas a respeitar as recomendações alimentares da ingestão de sódio de sal até cinco gramas por dia. A dose de sal colocada nos alimentos será predefinida com algoritmos e calculada pelo aparelho de alta tecnologia, tornando este instrumento num aliado à cozinha saudável.

O projeto da Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto (FCNAUP), do Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial (INEGI) da Universidade do Porto e com parcerias como o Serviço de Saúde Ocupacional do Hospital São João do Porto, do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) e do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar - U.Porto (ICBAS).

Cerca de 80% das mulheres idosas e 91,5% dos homens idosos portugueses ingeram sal acima das recomendações da OMS e apresentam níveis baixos de potássio. Estas conclusões foram tiradas de um estudo feito há um ano publicado na revista Food & Nutrition Research que vem confirmar a importância deste tipo de projetos em Portugal.

O futuro do IMCSalt passa pela utilização da réplica por 260 famílias portugueses, durante dois meses, e pretende ter um impacto positivo na saúde das famílias portuguesas, principalmente na prevenção do desenvolvimento da hipertensão.

Fonte: Sapo

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview