1. Estudos demonstram que os donos de animais de estimação sofrem menos de pressão arterial, têm melhores níveis de colesterol e menos alergias.
2. Existem evidências de que a convivência com um animal de estimação no primeiro ano de vida de uma criança protegem-na de futuras alergias.
3. Na vida adulta, os animais ajudam os seus donos a combater o stress e a ansiedade. Na verdade, estudos comprovam que os donos de cães têm uma menor probabilidade de vir a sofrer de depressões e doenças cardíacas, estas últimas a primeira causa de morte no mundo.
4. Estes amigos de quatro patas ajudam a combater a solidão dos mais idosos. Sabe-se que 95% destes fala com os seus animais.
5. Os cães ajudam os seus donos a serem mais ativos, com os passeios obrigatórios, que além das caminhadas, envolvem normalmente um tempo reservado a brincadeiras.
6. Os animais são “facilitadores sociais”, ou seja, ajudam os seus donos a criar laços com outras pessoas.
Contudo, assegurar o bem-estar do animal é uma responsabilidade dos donos. Entre os cuidados essenciais estão uma boa higiene, as visitas regulares ao médico-veterinário e uma alimentação adequada, que permita um peso saudável do animal.