FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Careceiver: uma app de apoio aos cuidadores informais
segunda-feira, 12 agosto 2019 11:42

A European Innovation Academy é um programa de ensino ao empreendedorismo tecnológico que acontece em vários países e que em dois anos em Portugal já juntou 1300 jovens, incluindo 170 portugueses, que criaram 72 startups. Das empresas criadas, 16 obtiveram financiamento de investidores e 40% continuam a desenvolver-se após o programa. Este ano, a terceira edição do programa decorreu de 15 de julho a 2 de agosto e reuniu o maior número registado até agora. O Vital Health falou com Joana Afonso, responsável pelo Careceiver, um dos projeto criados a pensar nos cuidadores informais.

 

Vital Health (VH) | No que consiste este projeto?

Joana Afonso (JA) | O nosso projeto é denominado Careceiver e consiste na criação de uma ferramenta tecnológica para ajudar os cuidadores informais na sua prática diária. Conseguimos isso através de uma aplicação, que está atualmente a ser desenvolvida por nós, que em conjunto com uma bracelete que deve ser utilizada pelo doente crónico, fornece informações ao cuidador 24 horas sobre o seu estado de saúde. Avalia uma série de complementos essenciais à saúde do próprio doente crónico. Estamos focados em desenvolver algo que ajude o cuidador informal na sua prática.

 

VH |Qual é o grande objetivo desta app?

JA | A nossa aplicação surge no âmbito de ensino clínico, a equipa tem pessoas de várias áreas, nomeadamente de enfermagem onde eu mesma me insiro, e em estágio eu percebi que se verificavam inúmeras necessidades da parte dos cuidadores. Entre elas a falta de comunicação entre si e o seu familiar, a capacidade de se organizar tendo uma vida ativa e uma pessoa ao seu cuidado, pelo que, ao deparar-me com todas estas necessidades, reuni a equipa e através do concurso desenvolvemos esta ideia com o objetivo final de facilitar o cuidado.

 

VH | O protótipo está feito. Quais os próximos passos?

JA | Neste momento já estamos a desenvolver a aplicação, o concurso em si possibilitou que todo este processo fosse mais acelerado, pois inicialmente tratava-se apenas de uma ideia de um projeto ainda em fase de iniciação, no entanto através do próprio concurso, dos mentores e da equipa que acabou por se reunir especializada no desenvolvimento de aplicação e de smart watch, nós conseguimos começar a desenvolver o nosso protótipo. Neste momento já falamos com algumas associações, de modo a que possamos testar o próprio protótipo e averiguar o que ainda pode ser melhorado.

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview