FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Sabe qual a importância da hesperidina no sumo de laranja 100%?
terça-feira, 20 agosto 2019 16:30

A diminuição do risco de doenças está fortemente associada ao estilo de vida. Neste contexto, a alimentação e a nutrição desempenham papeis cada vez mais importantes. A alimentação não deve ser centrada apenas em questões associadas aos açúcares, gorduras e calorias, uma vez os alimentos saudáveis (incluindo algumas bebidas) são fontes de vitaminas, minerais e outros compostos bioativos, como os polifenóis, que comprovadamente apresentam vantagens interessantes.

 

O sumo de laranja é reconhecido como uma excelente fonte de vitamina C. No entanto, neste sumo também existem outras substâncias provenientes da laranja. Um desses compostos é a hesperidina que é um polifenol que:

  • Existe na casca branca e na membrana das frutas cítricas e está associada a uma ação anti-inflamatória, com impacto positivo na elasticidade dos vasos sanguíneos;
  • 100 ml de sumo de laranja 100% fornecem 52 mg de hesperidina ou 78 mg pela porção mais usual de 150 ml;
  • Estudos indicam que a hesperidina pode ser responsável por contribuir para a diminuição da pressão arterial e para a melhoraria das propriedades das células endoteliais, proporcionado um efeito benéfico na proteção vascular.

A divulgação deste tipo de informação científica aos e por parte dos profissionais de saúde é fundamental para uma cada vez melhor orientação nutricional dos seus pacientes. Esta necessidade é ainda mais reforçada quando, de acordo com um estudo pan-europeu realizado em 2018, se conclui que 60% dos profissionais de saúde inquiridos desconheciam que os sumos de fruta 100% contêm polifenóis.

De salientar que a lei europeia proíbe a adição de açúcares nos sumos de fruta 100% - ou seja, nada é acrescentado e nada é retirado. Isto inclui açúcar, conservantes, corantes, estabilizadores ou aromatizantes. Assim, quando um rótulo indica "sumo de laranja 100%" é somente sumo feito de laranjas inteiras que está dentro da embalagem. As vitaminas, minerais, teor de água e açúcares naturais são apenas aqueles que provêm da fruta que lhe deu origem.

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview