FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Ter uma rotina de dormir acaba com o drama na hora de deitar o seu bebé
terça-feira, 27 agosto 2019 10:34

Deitar o seu bebé nem sempre é fácil, e ninguém gosta de passar uma hora a tentar acalmar um bebé a chorar e agitado para que possa relaxar e, finalmente, dormir. A realidade é que uma boa noite de sono começa antes de se colocar o bebé no berço. Estabelecer uma rotina de dormir pode ajudar a melhorar o sono do seu bebé e dar-lhe uma noite mais relaxada.

A equipa de especialistas da Emma, a marca alemã que pretende revolucionar o mercado do sono, explica porque é importante estabelecer uma rotina de dormir e apresenta algumas razões para começar a pôr em prática uma rotina com o seu bebé desde já.

Os bebés aprendem através de ações antes de começarem a entender o significado das palavras. Por isso, ter uma rotina de dormir previsível ajuda os bebés a aprender através dessas ações que é hora de dormir. Esta rotina não precisa de ser elaborada, pelo contrário, o ideal é torná-la o mais simples possível para que seja fácil repetir a qualquer hora e em qualquer lugar. Desta forma, uma rotina de dormir, para além de ajudar o seu bebé a dormir melhor, também ajuda os pais a relaxar e facilita os períodos de transição do bebé, como cólicas ou outras anomalias, que podem prejudicar o padrão normal do sono.

Estas rotinas devem ser implementadas desde cedo para que comecem a surtir efeito no sono do bebé o mais rápido possível. No entanto, os recém-nascidos não seguem um horário de sono fixo, pelo que, antes das cinco a seis semanas de idade, tentar implementar uma rotina de dormir pode ser um trabalho em vão. O ideal será esperar que o bebé complete as 6 semanas e, até lá, aproveitar para ir conhecendo os hábitos do bebé e perceber o que o acalma e relaxa.

Quando o bebé vai para casa pela primeira vez, é normal os pais fazerem tudo para garantir que recebe todo o cuidado, amor e sono de que precisa. Mas, às vezes, isso significa que estamos a habituar o bebé a certos hábitos que depois se tornam complicados de manter, como adormecer sempre ao colo ou amamentá-lo até que adormeça. Se o bebé está habituado a estes auxílios, tentar que ele comece a dormir sozinho pode ser complicado. Nesse sentido, criar uma rotina de sono também pode ser uma boa ferramenta para reduzir a necessidade destes auxílios para dormir e, eventualmente, eliminá-los.

Por outro lado, quando se tem um recém-nascido em casa, deixamos de lado as nossas próprias rotinas e passamos a guiar-nos pelas necessidades do bebé. Isso pode ser um problema quando, por exemplo, os pais voltam ao trabalho e precisam de reorganizar a sua vida. Também nesta situação, implementar uma rotina de dormir para o seu bebé pode ser um bom aliado para recuperar alguma organização.

A hora a que se deve começar a rotina antes de dormir depende de bebé para bebé. Mas uma rotina ideal para dormir poderá durar entre uma hora e quinze minutos. Este intervalo de tempo vai depender do temperamento do bebé e, até mesmo, do tipo de dia que teve. Se nas horas antes de ir para a cama receberam visitas ou o bebé esteve muito tempo a brincar, pode demorar um pouco mais para se acalmar. 

Tendo em conta todas estas variantes, a equipa de especialistas da Emma desenhou uma rotina que poderá servir de base e ser adaptada para o seu bebé: 45 minutos a uma hora antes de dormir, dê banho ao bebé, troque a fralda e passe loção; cerca de 45 minutos antes de deitar a criança, massaje-a para relaxar, vista o pijama e envolva-a. Coloque um som ambiente e baixe as luzes. 30 minutos antes de dormir, é importante que aproveite para quaisquer cuidados extra que sejam precisos, como alimentar o bebé ou outras atividades calmantes.

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview