FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Quais os benefícios de praticar surf?
terça-feira, 27 agosto 2019 10:49

O surf tem vindo a crescer exponencialmente em Portugal e, apesar da sua prática ter aumentado sobretudo pelo buzz que se tem gerado em torno das ondas portuguesas, muitos dos 200 mil surfistas nacionais procuram a modalidade também pelos benefícios que traz para a saúde. De acordo com um estudo do Observatório do Surf, que analisa o perfil dos praticantes, 6,1% sobe à prancha pelas consequências positivas que este desporto tem na sua saúde.

As benesses são diversas, tanto a nível físicos como psicológico, sendo a modalidade adequada para todas as idades, homens ou mulheres, desde que seja praticada com os devidos cuidados. Estas são algumas das principais mais-valias:

1. Melhora a saúde cardiovascular
Sendo um desporto praticado dentro de água, é com a força do mar que o surfista tem de lidar. Nesse sentido, exige o esforço de quase todos os músculos, ossos e tendões, o que faz desta uma das modalidades mais completas. O desportista queima cerca de 200 a 400 calorias por hora de treino, tonifica o seu corpo e aumenta a sua resistência. O contacto com a água fria está também associado ao desaparecimento de gorduras acumuladas, já que a diminuição da temperatura corporal obriga a um maior gasto energético para que o atleta se mantenha quente.

2. Revigora o organismo
O contacto com a água fria é revigorante, já que provoca a contração dos vasos sanguíneos e a reativação do sistema circulatório. A par disto, também o aumento das defesas e a melhoria do sistema imunitário são consequências. A água causa ainda um descongestionamento dos órgãos e elimina as impurezas existentes no sangue, através da pele. Também a nível ósseo o mar pode ser benéfico, favorecendo o tratamento de doenças como a osteoporose e o reumatismo.

3. Promove a saúde mental
O surf permite uma união constante com a natureza e com a sua energia, sendo, por isso, associado à gestão de stress e ao relaxamento, pontos que contribuem para o bem-estar mental. Durante o período em que está focado na onda, o surfista esquece- -se e abstrai-se dos problemas do seu dia-a-dia, direcionando a sua energia para o mar. Começar a manhã com uma session terá efeitos positivos no restante dia de trabalho, permitindo que seja mais produtivo e mais resistente à pressão. Surfar ao final do dia permite descarregar as más energias e “limpar a cabeça”. É também por isto que as empresas promovem cada vez mais sessões de surf para os seus colaboradores. 

4. Beneficia o sistema respiratório
A água salgada, contendo cloreto de sódio, magnésio e cálcio, desimpede os canais respiratórios e tem efeitos positivos nos pulmões. Contribui igualmente para a redução do risco de doenças como a sinusite ou a asma. Durante os treinos, o atleta controla constantemente a inspiração e expiração, tanto fora de água, dada a exigência e energia dispensada, como dentro, em que pode estar em apneia algum tempo, o que também ajuda a desenvolver um sistema respiratório mais forte.

5. Melhora o equilíbrio e a coordenação motora
Um dos objetivos do surfista é, claro, colocar-se de pé sobre a prancha e não cair da mesma, sendo o equilíbrio muito melhorado e potenciado durante esta atividade. O atleta tem de treinar esta técnica dentro e fora de água, dado que no mar a dificuldade acresce: a força das ondas e o seu movimento constante fazem com que seja ainda mais difícil manter-se de pé. A coordenação motora é também fulcral: o desportista tem de pensar em vários movimentos em simultâneo e coordenar diferentes partes do corpo.

O surf será celebrado na Surf Out Portugal, nos dias 21 e 22 de setembro, na FIARTIL - Feira Internacional de Artesanato do Estoril. O evento, que vai na sua segunda edição, promove sessões de debate sobre a modalidade, conta com uma exposição de mais de 50 marcas do setor e promove dois dias de festa, com música e animação, mostrando o potencial da modalidade em diversas frentes e celebrando a sua “boa vibe” e estilo de vida. Vai também permitir que os simpatizantes aprendam mais sobre o desporto, aprendam a fazer pranchas com alguns dos melhores shapers do mundo e conheçam alguns dos grandes nomes do surf nacional e internacional.

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview