FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Ordem dos Nutricionistas alerta para a falta de nutricionistas nas escolas
quinta-feira, 05 setembro 2019 10:08
A Ordem dos Nutricionistas pede ao Governo que considere os dados divulgados esta quarta-feira no 2.º Grande Inquérito da Sustentabilidade em Portugal, os quais revelam que os portugueses querem mais medidas de promoção de uma alimentação saudável, relembrando que vai começar mais um novo ano letivo sem que tenham sido contratados nutricionistas para as escolas.
 
Segundo o Inquérito da Sustentabilidade em Portugal, oito em cada 10 portugueses consideram que o Governo deve intervir para promover hábitos alimentares mais saudáveis e a maioria apoia de forma expressiva o alargamento de medidas como a redução de açúcar nalguns alimentos.
 
A Ordem dos Nutricionistas expressa especial satisfação perante estes dados, verificando que a mensagem de consciencialização pública na qual tem trabalhado está a dar frutos junto da população. No entanto, a Ordem considera que o Governo precisa de ir mais longe nas medidas que promove, de que é exemplo a contratação de nutricionistas para as Escolas, locais privilegiados para assegurar e promover mais e melhores hábitos alimentares.
 
“Não se percebe como é que, apesar de todos os indicadores que vamos conhecendo sustentarem a importância e relevância de nutricionistas nas Escolas, continuamos a não ter nutricionistas para os 9.896 estabelecimentos de ensino públicos que o país tem”, lamenta Alexandra Bento, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas.
 

Segundo o Inquérito, a grande maioria dos portugueses também concorda com um maior controle na alimentação escolar através de políticas públicas, de forma a reduzir as ofertas menos saudáveis. A Ordem dos Nutricionistas sublinha esta mensagem, que indica os portugueses esperam mais ação por parte do Estado, constatando que ainda há muito trabalho a fazer para que a alimentação saudável esteja assegurada nos meios mais sensíveis da sociedade, nomeadamente no Serviço Nacional de Saúde e nas Escolas.

 

Para a Ordem dos Nutricionistas, só com a presença destes profissionais nestas instituições é possível investir numa política que promova de forma efetiva uma alimentação adequada que conduza a mais e melhor saúde.

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview