FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Fisioterapia: ajudar as pessoas a gerir a dor crónica
segunda-feira, 09 setembro 2019 11:46
A dor crónica e o papel dos fisioterapeutas foi o mote da celebração do Dia Mundial da Fisioterapia, assinalado ontem, dia 8 de setembro. A Fisioterapia pode desempenhar um papel fulcral, uma vez que ajuda as pessoas a gerir a sua dor crónica e a melhorar as suas vidas, desenvolvendo as competências que necessitam para gerir e assumir o controlo da sua condição de forma autónoma.

 

Os fisioterapeutas ajudam a compreender como a dor geralmente funciona: sistema de alarme integrado no corpo humano, mas que, com dor crónica, é muitas vezes acionado com demasiada facilidade.

As estratégias utilizadas pelos ­fisioterapeutas incluem a educação sobre a dor, estratégias de adaptação, resolução de problemas, exposição gradual ao exercício, higiene do sono e relaxamento. Manter a atividade ajuda as pessoas a gerir a dor crónica através da manutenção da flexibilidade e do movimento, da melhoria da saúde cardiovascular, do aumento e manutenção do tónus muscular, da melhoria do humor e bem-estar geral, do aumento da confiança na participação em diferentes atividades, e ajudando a controlar a dor, a assumir o controlo da sua vida e a reduzir o seu medo.
O presidente da Associação Portuguesa de Fisioterapeutas, Pedro Rebelo, refere que “é cada vez mais evidente, e maior, o reconhecimento que a sociedade civil tem pelos fisioterapeutas e pela eficácia da intervenção da fisioterapia. Por isso, e neste dia comemorativo, é também tempo dos fisioterapeutas devolverem ao cidadão esse reconhecimento através das inúmeras iniciativas previstas e planeadas em todo o país.
O fisioterapeuta é um profissional de saúde detentor de um conhecimento aprofundado sobre o movimento humano e exercício em fisioterapia, sobre a função e a funcionalidade do indivíduo, adquirido ao longo da sua formação básica (licenciatura) e pós-básica (pós-graduações; mestrados e doutoramentos), suportada num raciocínio clínico próprio que desenvolve e assente na melhor evidência científica existente em fisioterapia.
De facto, o fisioterapeuta é um profissional de primeiro contacto e autónomo no âmbito das suas competências em fisioterapia. É um expert em movimento e exercício clínico, capaz de referenciar e ser referenciado enquanto prestador único de cuidados de fisioterapia, que procura trabalhar em equipa multidisciplinar, contribuindo para melhoria da funcionalidade e qualidade de vida do cidadão.Fale com um fisioterapeuta e descubra como ele pode ajudar na aprendizagem de técnicas de gestão autónoma da sua dor.”

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview