FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Afinal, qual o papel da cereja no cancro da próstata?
segunda-feira, 07 outubro 2019 12:23

Foi desenvolvida uma investigação na Universidade da Beira Interior (UBI) que identificou benefícios da cereja no que toca ao tratamento do cancro da próstata. O fruto tem capacidade de modificar o comportamento das células tumorais, com efeitos positivos no controlo da sua sobrevivência e metabolismo.

 

Em comunicado, a UBI explica que os resultados da investigação, recentemente publicados na revista científica Nutrition and Cancer, revelam que extratos de cereja conseguem alterar o comportamento das células tumorais. "Este é o primeiro estudo a mostrar um tão amplo espetro da ação das cerejas sobre células tumorais, o que, no caso do cancro da próstata, pode ser benéfico na prevenção e como eventual coadjuvante para controlar a progressão da doença", refere a equipa de investigadores, liderada por Ana Paula Duarte e Sílvia Socorro.

"Diferentes modelos celulares de cancro da próstata humano foram expostos a diferentes concentrações de extratos de cereja, tendo-se verificado que apresentaram diminuição da taxa de crescimento e aumento da morte celular por apoptose, ao mesmo tempo que a sua capacidade de utilização de glicose estava suprimida. Demonstrou-se assim uma alargada ação das cerejas sobre aquilo que são considerados os "marcos" das células tumorais, ou seja, a sua exacerbada capacidade de crescimento, a resistência à morte celular e a preferência de utilização do metabolismo da glicose como fonte de energia", lê-se em comunicado.

No futuro, esta investigação vai continuar para que se conclua definitivamente a relação causa-efeito entre consumo de cerejas e prevenção do cancro.

Fonte: Sábado

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview