FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Imposto sobre produtos de pastelaria mais eficaz que taxa a refrigerantes
segunda-feira, 07 outubro 2019 12:45

Uma investigação levada a cabo no Reino Unido e publicada no British Medical Journal revelou que a taxa sobre bolachas, biscoitos, bolos e snacks açucarados pode reduzir a prevalência da obesidade em 2,7 ponto percentuais anualmente, tendo, assim, mais impacto sobre a variação do peso em adultos do que o imposto a refrigerantes e bebidas açucaradas.

 

Sabe-se que a prevalência de obesidade triplicou em todo o mundo nos últimos anos. Em Portugal, segundo dados da Direção-Geral da Saúde, 57% dos adultos têm excesso de peso.

Segundo a investigação agora divulgada, a taxa sobre produtos açucarados teria duas vezes mais impacto do que o imposto sobre bebidas açucaradas, no que respeita à redução do índice de obesidade. A investigação teve por base um conjunto de dados de 36.324 famílias do Reino Unido.

Segundo Pauline F. D. Scheelbeek, investigadora da London School of Hygiene and Tropical Medicine, aumentar o preço dos snacks açucarados pode revelar-se mais eficaz na redução da massa corporal. "A nossa análise fornece aos formuladores de políticas estimativas da magnitude relativa do impacto de um cenário de aumento de preços dos lanches com elevado teor de açúcar. E sugere que essa opção seja digna de mais investigação e considerações, como parte de uma abordagem integrada para combater a obesidade", refere o documento.

Fonte: Sapo

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview