Um em cada três portugueses sofre de diabetes ou pré-diabetes, e 36% da população maiores de 18 anos tem obesidade ou excesso de peso. São doenças metabólicas que afetam vários órgãos e sistemas, levando a uma perda progressiva da qualidade de vida.
Urge, pois, apostar na prevenção, pois o tratamento é ineficaz em fases avançadas. Prevenir é a melhor maneira de evitar a diminuição da qualidade e esperança de vida associada a estas doenças.
De acordo com comunicado enviado pelo CGC Genetics, este teste genético pode ser o único indicador numa fase pré-clínica, ou seja, antes das lesões nos órgãos e do aparecimento de sintomas, identificando os indivíduos em que uma intervenção terapêutica precoce poderá evitar o desenvolvimento e evolução da doença.