FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Cegueira afeta mais de um quarto da população mundial
quinta-feira, 10 outubro 2019 10:59
São mais de mil milhões as pessoas que vivem com deficiência visual ou cegueira em todo o mundo devido à falta dos cuidados de saúde necessários ao tratamento de problemas como miopia, glaucoma ou cataratas, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS).
 
Em virtude do Dia Mundial da Visão, assinalado hoje, dia 10 de outubro, a OMS publicou o seu primeiro relatório sobre os problemas de visão a nível mundial, colocando em destaque que a cegueira afeta pelo menos 2,2 mil milhões de pessoas, o equivalente a um quarto da população mundial. Para além disso, cerca de mil milhões de pessoas vive com uma deficiência visual que poderia ter sido prevenida ou tratada, como é o caso das cataratas, que afetam 65 milhões de pessoas em todo o mundo.
 
A OMS estima também que casos não diagnosticados de presbiopia, resultado da diminuição gradual da capacidade de visão relacionada sobretudo com a idade, resultem na dificuldade de 800 mil milhões de pessoas na realização das suas tarefas diárias, apenas por não terem acesso a uns óculos. Cerca de sete mil milhões de pessoas sofrem ainda de deficiência visual por glaucoma, doença cujo tratamento passa pela cirurgia ou até mesmo sem recurso a operação.
 
Segundo o organismo, seriam necessários cerca de 13 mil milhões de euros para colmatar os atrasos no tratamento e acompanhamento das mil milhões de pessoas que vivem com patologias de teor visual evitáveis. A preocupação acentua-se no que toca as áreas mais rurais do mundo, países em desenvolvimento, as mulheres, idosos e minorias étnicas. Os países menos desenvolvidos da África subsariana e do sul asiático têm taxas de cegueira oito vezes superiores às dos países desenvolvidos, refere o relatório.
 
A OMS recomenda uma maior integração dos cuidados de saúde visuais nos serviços nacionais de saúde, principalmente nos Cuidados de Saúde Primários, de modo a garantir a prevenção e o tratamento precoce das patologias.
 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview