FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Começa hoje a Semana da Sensibilização para a Malnutrição
segunda-feira, 14 outubro 2019 12:15

Até ao próximo domingo, dia 20, Portugal vai celebrar pela primeira vez a Semana da Sensibilização para a Malnutrição. Esta é uma iniciativa de consciencialização para os elevados números da malnutrição promovida pela Associação Portuguesa de Nutrição Entérica e Parentérica (APNEP) e cujo principal objetivo é alertar os profissionais de saúde, os doentes e os cuidadores para as graves carências na área da malnutrição, seja em ambiente hospitalar, seja em ambulatório e no domicílio e que atingem cerca de 115 mil doentes.

 

Educar para a identificação e tratamento precoces da malnutrição; educar os doentes/cuidadores para que possam discutir o seu estado nutricional com o seu profissional de saúde e aumentar a sensibilização para o papel da nutrição clínica na recuperação do doente são também objetivos desta iniciativa.

Para o presidente da APNEP, Anibal Marinho, “é uma honra colocar Portugal no mapa dos países que assinalam a semana de sensibilização para a malnutrição. A parceria com a BAPEN e o ONCA, são a prova de como Portugal está a dar um importante passo para a melhoria do rastreio nutricional e acesso equitativo à terapêutica nutricional”.

O principal veículo de divulgação da Semana da Sensibilização para a Malnutrição será a página da APNEP e os meios de comunicação digitais e redes sociais de todos aqueles que se quiserem juntar a esta ação e partilhar as mensagens: profissionais de saúde, cuidadores, doentes e população em geral.

Esta iniciativa surge no âmbito da comemoração do Dia Mundial da Alimentação promovida pela FAO, que no presente ano tem como tema “Achieving Zero Hunger”.

Em Portugal, dois em cada quatro dos doentes internados estão em risco nutricional, condição que está fortemente associada ao aumento da mortalidade e morbilidade, ao declínio funcional, e à permanência hospitalar prolongada, levando a um aumento dos custos em saúde para o estado.

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview