FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Que impacto tem a mudança da hora na sua saúde?
segunda-feira, 28 outubro 2019 11:53

Na madrugada do passado domingo, Portugal atrasou os relógios uma hora, dando assim início ao horário de inverno conforme indica o Observatório Astronómico de Lisboa (OAL). No entanto, que impactos no organismo tem esta mudança? E o humor, é afetado? Segundo Miguel Meira Cruz, presidente da Associação Portuguesa de Cronobiologia e Medicina do Sono, a alteração da hora tem efeitos “no tempo interno” das pessoas.

 

Uma alteração que traz mais riscos do que benefícios. É assim que Miguel Meira Cruz vê a mudança da hora, devido à alteração no tempo interno do organismo que tem impactos negativos na saúde e no humor. "Apesar do impacto ser claramente maior no recuo que exigimos ao tempo em meados de março, qualquer das direções em que se proceda uma mudança súbita num relógio de adaptação lenta como o que temos no cérebro, tem prejuízos significativos e potencialmente graves", explica.

Segundo o especialista, a alteração da hora não promove a saúde, uma vez que desencadeia alterações nos ritmos circadiários estabelecidos naturalmente. “A alteração proposta originalmente por Benjamim Franklin, perspetivava a rentabilização de energia luminosa poupando gastos", mas "em rigor, não só não se confirmaram os ganhos teorizados, como se tem vindo a descobrir perdas importantes associadas à alteração brusca da hora”.

Um estudo baseado em dados brasileiros concluiu que são precisos 14 dias para o corpo humano se adaptar totalmente à mudança de horário, sendo que sintomas como sono fragmentado, dificuldades de memória e falta de atenção são frequentes neste período.

Fonte: Sapo

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview