FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Campanha “Quando a cabeça não tem juízo” assinala Dia Mundial da Diabetes
quinta-feira, 14 novembro 2019 11:24

“Quando a cabeça não tem juízo” é mote de uma campanha digital que vai ser lançada em Portugal, por ocasião do Dia Mundial da Diabetes, celebrado hoje, dia 14 de novembro. Promovida pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), com o apoio da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF), da Sociedade Portuguesa Diabetologia (SPD) e do Instituto Mundipharma, a iniciativa visa reforçar o facto de que um estilo de vida mais saudável pode ter um grande impacto na prevenção da diabetes.

 

Inspirada na música do cantor António Variações “O Corpo é que paga”, a campanha utiliza imagens do coração e dos rins, dois dos principais órgãos afetados pela patologia. Estima-se que em Portugal a diabetes afete 1 milhão de cidadãos de todas as idades e sabe-se que 30% das pessoas que sofrem de AVC ou enfarte do coração têm a doença. Já no caso das pessoas que fazem diálise, cerca de 40% dos casos devem-se também à diabetes.

Tal como indica José Manuel Boavida, presidente da APDP, “A nossa Associação tem por missão melhorar a qualidade de vida e bem-estar das pessoas com diabetes, de maneira a que a doença não constitua uma barreira no seu dia a dia. Unir forças permite-nos chegar mais próximo dos portugueses, pois todos juntos podemos e devemos travar a progressão da diabetes”.

“A diabetes é uma doença crónica muito frequente no Ocidente. Embora 13% da população portuguesa sofra desta patologia, há cerca de metade que desconhece tê-la. Tratando-se de uma questão de saúde pública, cabe-nos a nós, enquanto médicos, educar os cidadãos para uma mudança do estilo de vida e comportamento alimentar, de forma prevenir a diabetes”, comenta Rui Nogueira, presidente da APMGF.

“As campanhas de sensibilização para a diabetes nunca são em demasia. Cerca de um em cada três portugueses adultos tem a patologia ou pode vir a ter. Por isso, devemos estar associados a iniciativas desta natureza, que divulgam informação pertinente sobre os fatores de risco, a prevenção e o impacto que uma doença como a diabetes tem”, finaliza Rui Duarte, presidente da SPD.

“Enquanto parceiros da indústria, temos o dever não apenas de proporcionar um melhor acesso a medicamentos, mas também de apoiar a população a ter uma vida melhor. Esta campanha manifesta o nosso contributo para uma sociedade mais saudável. Queremos alertar para esta patologia que, diagnosticada precocemente, convenientemente tratada e controlada, evita complicações que podem ser graves incluindo insuficiência renal ou AVC”, indica Sofia Ferreira, Country Manager, em nome do Instituto Mundipharma.

 

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview