FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
“A diabetes não tira férias”: o relato de quem vive com a doença
sexta-feira, 15 novembro 2019 13:56

No âmbito do Dia Mundial da Diabetes, o Vital Health esteve à conversa com Carla Silva, membro do Núcleo Jovem da Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) que marcou presença na Sessão Pública “Diabetes e Família”. A participante partilha que “este tipo de iniciativas nos fazem pensar, pois conhecemos outras realidades e podemos ajudar a arranjar soluções”. Assista à conversa em vídeo.

 

“Se existem desafios terapêuticos, da prevenção e da educação, a família tem também um impacto muito importante nesses desafios e é um pilar fundamental na gestão da doença”, começa por explicar Carla Silva, diagnosticada com diabetes já jovem adulta. Segundo a própria, esta foi uma iniciativa que possibilitou a todos os participantes debater não só os desafios na vivência com a doença, mas também entender de que forma pode o núcleo familiar apoiar a pessoa com diabetes.

“A família é um apoio não só na ajuda na alimentação e no cálculo das insulinas, mas também na própria educação sobre a doença”, explica a participante ao Vital Health, realçando a importância da informação sobre a doença de modo a desmistificar estigmas e a lidar melhor com as tarefas diárias.

Também a gestão das emoções é um tópico referido por Carla Silva, que explica que “não é fácil ter uma doença crónica uma vez que não passa apenas com a toma de um comprimido”.  Sendo esta uma doença “que não tira férias”, é fundamental saber gerir emoções e dar à família as ferramentas necessárias para compreender e apoiar a pessoa com diabetes para que os pequenos progressos sejam reforçados positivamente.

PUBLICIDADE

© 2019 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview