FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
União Europeia e OCDE destacam eficácia do SNS
sexta-feira, 06 dezembro 2019 12:41
O relatório sobre a Situação da Saúde na União Europeia 2019, que traça o perfil de saúde de 30 países, destaca a eficiência do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Da autoria da OCDE e do Observatório Europeu de Políticas e Sistemas de Saúde, em colaboração com a Comissão Europeia, o documento revela que Portugal apresenta uma taxa de mortalidade por causas evitáveis e tratáveis de 140 mortes por cada 100 mil habitantes, valor mais baixo do que a média da UE.
 
De acordo com o relatório, os resultados alcançados por Portugal refletem a cobertura universal do SNS para toda a população, bem como o investimento em medidas de promoção da saúde e de prevenção da doença. No que toca à vacinação, o país apresenta taxas de imunização em crianças contra a difteria, o tétano, a tosse convulsa e sarampo bastante acima da média europeia. Os portugueses têm também mais conhecimento sobre vacinação do que os seus vizinhos europeus, algo associado à facilidade no acesso à vacinação.
 
As taxas de rastreio oncológico estão acima da média da europeia para o cancro da mama, com 84 % para 61 %, bem como para o cancro do colo do útero, com 71 % para 66 %. Desde 2004 que as taxas de participação aumentaram de forma significativa em ambos os programas. O documento relata ainda a evolução no que diz respeito ao diagnóstico e tratamento do cancro, registando-se melhorias nas técnicas cirúrgicas, na radioterapia e na quimioterapia combinada, agora mais acessíveis, traduzindo-se na melhoria da taxa de sobrevivência para alguns cancros entre 2000 e 2004, e 2010 e 2014, encontrando-se em geral acima da média europeia.
 
O país é ainda mencionado como exemplo quanto ao corte na despesa com medicamentos através da promoção dos genéricos. Os medicamentos genéricos representavam quase metade de todas as vendas de produtos farmacêuticos entre 2016 e 2017, em concordância com os valores de Espanha, e ligeiramente abaixo da média da UE.
 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview