FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Pico da gripe ameaça Natal e ano novo
quarta-feira, 11 dezembro 2019 12:54
O período de maior atividade da gripe em Portugal vai ter lugar entre o Natal e a segunda semana de janeiro, revelou hoje, dia 11 de dezembro, o Centro de Estudos e Avaliação em Saúde (CEFAR), da Associação Nacional das Farmácias.
 
Segundo os dados confirmados pela equipa de investigadores, o início da fase epidémica ocorreu há duas semanas. Com base nos dados diários da dispensa de medicamentos e produtos de saúde para infeções respiratórias, as farmácias conseguem antecipar em duas semanas a fase mais severa de contágios.
 
“Este novo instrumento tem grande valor para a Saúde Pública porque permite alertar a população para a necessidade de reforçar os comportamentos preventivos. Por outro lado, dá mais tempo aos serviços de saúde para planificarem a sua resposta”, afirma Nuno Rodrigues, da Associação Nacional dos Médicos de Saúde Pública, que auxiliou na construção do modelo.
 
António Teixeira Rodrigues, diretor do CEFAR, acrescenta: “as farmácias têm todos os dias mais de meio milhão de oportunidades de contribuição para a Saúde Pública, através da dispensa de medicamentos, administração de vacinas e aconselhamento à população. O que é novo é que esse contacto maciço com a população permite reunir dados estatísticos em saúde de grande valor para a sociedade”, conclui.
 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview