FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Estudo indica que aos 25 anos o colesterol já dá pistas sobre futuros ataques cardíacos
sexta-feira, 13 dezembro 2019 11:05
Um estudo publicado na revista Lancet concluiu que é possível verificar o risco cardiovascular futuro através da análise do colesterol. Estar a par dos níveis de colesterol a partir dos 25 anos parece ser uma medida que pode ajudar a prevenir problemas cardiovasculares. O trabalho, publicado a 3 de dezembro, é o mais abrangente realizado sobre o tema até ao momento, analisando os riscos do colesterol “mau” para a saúde ao longo de décadas.
 
Designado como um lípido, o colesterol é uma substância gordurosa produzida no nosso organismo, que desempenha um papel importante para o bom funcionamento das células. Quando presente em excesso no sangue, pode, contudo, ser prejudicial. Existem dois tipos de colesterol, nomeadamente o da lipoproteína de alta densidade (HDL), que ajuda o corpo a manter-se saudável, e a lipoproteína de baixa densidade (LDL), que pode entupir as artérias.
 
No estudo, os investigadores analisaram dados de cerca de 400 mil pessoas de 19 países, encontrando uma ligação entre os níveis de mau colesterol e o risco de doença cardiovascular, desde o início da vida adulta até 40 anos depois, ou mais. Foi também possível estimar a probabilidade de ataque cardíaco em pessoas com 35 ou mais anos, tendo em conta fatores como o sexo, níveis de colesterol, idade, e ainda fatores de risco como fumar, diabetes, peso, altura e pressão arterial.
 
“Recomendo vivamente que os jovens conheçam os seus níveis de colesterol e tomem uma decisão informada sobre o resultado, e isso pode incluir tomar estatina [medicamentos para o colesterol]”, refere Stefan Blankenberg, um dos investigadores, à BBC. Ainda assim, o responsável adianta que há o perigo de as pessoas confiarem demasiado nos medicamentos em vez de levarem um estilo de vida saudável e que, embora bem tolerados, não há estudos conclusivos sobre os possíveis efeitos colaterais de tomar estatinas durante décadas.
 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview