FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Gripe: país encontra-se com incidência "bastante moderada"
segunda-feira, 30 dezembro 2019 11:30
Portugal encontra-se em “franca atividade” epidémica gripal, com uma incidência “bastante moderada”. Quem o disse foi Graça Freitas, diretora-geral da Saúde, no passado dia 26 de dezembro de 2019.
 
“Estamos acima da linha basal, estamos em atividade epidémica”, afirmou a responsável, acrescentando que a tendência começou a subir “lentamente, já há algumas semanas”. Estimou-se que o pico da gripe seria na última semana de dezembro, ou na primeira semana de janeiro. Contudo, apenas podemos considerar que estamos no pico da gripe quando “a curva começar a descer”, adiantou a diretora-geral da Saúde.
 
Outro indicador é a atividade gripal em crianças e jovens: “normalmente, começa a aumentar muito nos mais pequenos, até aos cinco anos, e depois entre os cinco e os 16, porque estes são os que não têm imunidade nenhuma”, esclareceu Graça Freitas.
 
A região Norte é, normalmente, a área mais afetada, devido às baixas temperaturas e às populações mais concentradas. Ainda assim, a responsável afirmou que “a região Centro também tem neste momento bastante gripe, e o Sul está, como costuma estar todos os anos, tranquilo”.
 
“Neste momento, a atividade gripal epidémica no nosso país é de incidência bastante moderada, não temos valores que indiquem gravidade até à data”, acrescentou.
 
A diretora-geral salientou que há um aumento da tendência de consultas nos centros de saúde, bem como da procura do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde (SNS 24) e do Serviço de Urgências, mas num quadro bastante moderado.
 
“Tudo indica que esta será uma época mais calma do que outras épocas de gripe, mas não sabemos”, já que o vírus, neste momento do tipo B, pode sofrer uma mutação se as temperaturas descerem, concluiu a responsável.
 
Dada a época, na qual a taxa de mortalidade tem tendência a subir, os hospitais já acionaram os seus planos de intervenção, abrindo cerca de um terço das camas e alargando o horário de funcionamento.
 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview