FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Várias doenças mentais estão ligadas aos mesmos 100 genes, revela estudo
terça-feira, 14 janeiro 2020 11:55
Diversas doenças mentais partilham a mesma estrutura genética, de acordo com o maior estudo sobre o tema, da autoria de um grupo de investigadores do Hospital Geral de Massachusetts (MGH) e do Psychiatric Genomics Consortium, considerada a maior equipa internacional especializada em distúrbios psicológicos. O trabalho foi publicado na revista científica Cell, e os autores identificaram 109 variantes genéticas relacionadas com diferentes doenças mentais.
 
Foi através da técnica de associação geral do genoma que o grupo de cientistas analisou os dados genéticos de 494,162 pessoas saudáveis, sendo que 232,964 destas foram diagnosticadas com pelo menos um dos oito distúrbios psicológicos mais comuns.
 
O estudo permitiu a divisão dos distúrbios psicológicos em três grupos de doenças geneticamente relacionas. O primeiro grupo refere-se aos comportamentos compulsivos, que inclui a anorexia nervosa, transtorno obsessivo-compulsivo e a síndrome de Tourette, ao passo que o segundo grupo engloba os transtornos do humor, como o transtorno bipolar, depressão avançada e esquizofrenia. Já o terceiro grupo, corresponde aos distúrbios do desenvolvimento neurológico de início precoce, nomeadamente o distúrbio do espectro do autismo, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade e síndrome de Tourette.
 
Os investigadores concluíram que os genes associados aumentam a sua expressão após o segundo trimestre da gravidez, parecendo desempenhar um papel importante no que toca ao desenvolvimento do cérebro.
 
Saber as variantes genéticas que aumentam a probabilidade de vir a desenvolver doenças mentais leva a novos dados para a melhoria da sua prevenção e tratamento, bem como quanto ao percurso biológico que culmina na doença mental: “estes genes variantes podem ser alvos potenciais para o desenvolvimento de novos tratamentos que possam beneficiar várias doenças”, refere o geneticista computacional do MGH Phill Lee, e coautor do estudo.
 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview