FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Portugueses integram projeto europeu de metrologia alimentar
quinta-feira, 23 janeiro 2020 11:53
O Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA) integra o projeto europeu Infraestrutura para a Promoção da Metrologia em Alimentação e Nutrição (METROFOOD-RI), através do seu Departamento de Alimentação e Nutrição. O projeto de investigação científica visa promover a excelência científica dos processos de medição na área da nutrição, segurança e qualidade alimentar, particularmente no que toca à composição dos alimentos.
 
Financiado pela União Europeia (UE) e desenvolvido por um consórcio constituído por 48 entidades de 18 Estados-membros, a segunda fase do projeto METROFOOD-RI teve início no passado mês de dezembro, estando organizada em três pilares que integram 16 workpackages. O INSA é responsável pela coordenação do pilar 2, nomeadamente pela Estrutura da METROFOOD-RI, bem como pelo grupo de trabalho responsável pela gestão da qualidade e segurança do projeto.
 
Na fase em que se encontra, o METROFOOD-RI tem como principal objetivo estruturar a inovação e a investigação científica conducente à implementação de medições rastreáveis e fidedignas nas várias áreas temáticas. Esta necessidade segue as linhas estratégicas da UE, considerando as medições credíveis como um dos pilares da fundamentação técnica e científica das políticas de saúde.
 
O METROFOOD-RI é composto por uma infraestrutura física (P-RI) e uma infraestrutura eletrónica (e-RI). A P-RI coordena e integra redes existentes de laboratórios, produtores de materiais de referência e campos de ensaio conducentes à produção de ferramentas que espelhem os teores reais de componentes alimentares, que serão depois utilizadas nas determinações analíticas dos alimentos consumidos. Já a e-RI, disponibilizará uma plataforma de acesso para a partilha de dados sobre ferramentas metrológicas para análise de alimentos, focando-se na composição de alimentos, conteúdo nutricional, níveis de contaminantes e biomarcadores.
 
Estas unidades orgânicas estarão localizadas em diferentes estados-membros da EU, estando disponíveis futuramente para todas as entidades que integram o consórcio, e, num segundo momento, para todos os interessados, quando concluída, enquanto entidade legal “European Research Infrastructure Consortium”, até 2030.
 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview