FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Gelatinas vegetais ajudam na redução do colesterol, diz estudo
sexta-feira, 24 janeiro 2020 11:12
Gelatinas vegetais que contêm carragenina, um gelificante extraído de algas vermelhas marinhas, reduzem os níveis de colesterol quando aliadas a uma alimentação equilibrada e à prática de exercício físico. A descoberta foi feita por uma equipa de investigadores do Instituto Politécnico de Coimbra.
 
O objetivo seria perceber se a introdução de alimentos que tivessem carragenina na sua composição poderia reduzir os níveis de colesterol total (CT), colesterol HDL, colesterol LDL e triglicerídeos (TG).
 
Nesse sentido, os 42 participantes do estudo foram divididos em dois grupos, sendo que o primeiro, composto por 30 indivíduos (80% mulheres e 20% homens) consumiu diariamente uma porção de gelatinas vegetais por um período de 60 dias, e metade destes aderiu à dieta do mediterrâneo. Já o segundo grupo de 12 participantes (67% mulheres e 33% de homens), consumiu diariamente uma porção das gelatinas durante 30 dias, tendo apenas oito dessas pessoas aderido à dieta do Mediterrâneo.
 
Todos os participantes foram submetidos a três avaliações, com análises ao sangue, para que fosse possível perceber a relação entre o consumo de gelatinas vegetais e a alteração dos níveis de colesterol.
 
No final, observou-se uma diminuição significativa na concentração de CT e HDL‐C nos dois períodos (60 e 30 dias). Na amostra de 60 dias, foi também detetada uma redução nos níveis de CT e LDL‐C nas mulheres, tendo em conta a avaliação da distribuição por género.
 
Os níveis de CT diminuíram 7,6% após 30 dias e 5,3% após 60 dias. Relativamente à concentração de HDL‐C, houve uma diminuição em 8,6% e 4,6% após 30 e 60 dias, respetivamente. Nos níveis de LDL‐C observou-se uma tendência para diminuir, evidenciada no sexo feminino, após 60 dias.
 
Deste modo, os investigadores concluíram que a carragenina é um potencial bioativo na redução dos níveis totais de colesterol, independentemente de se fazer uma dieta mediterrânica.

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview