FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Exposição a poluente dos carros diesel reduz capacidade do sistema imunitário matar bactérias
sexta-feira, 24 janeiro 2020 11:14
A exposição a partículas de exaustão de motores a diesel (DEP), um poluente do ar, reduz a capacidade das células imunitárias de matarem as bactérias Streptococcus pneumoniae, a origem mais comum da pneumonia e meningite. Os dados são revelados num estudo em laboratório, publicado na revista da especialidade Journal of Allergy and Clinical Immunology, realizado com ratinhos in vivo e com células humanas.
 
Segundo um comunicado da Universidade de Liverpool, que colaborou na investigação com a Queen Mary’s University, em Londres, e a Trinity College, em Dublin, os investigadores verificaram que a exposição continuada às DEP, poluente que inclui fuligem e aerossóis, leva a que os macrófagos, as células imunitárias que protegem o organismo de infeções, tenham menos capacidade para eliminar a bactéria Streptococcus pneumoniae.
 
Nestas condições, a bactéria é capaz de sobreviver mais facilmente nas vias respiratórias, invadindo os pulmões e provocando uma inflamação que pode levar a que esta entre na corrente sanguínea, provocando uma doença grave. Numa pessoa saudável, a bactéria coloniza os tecidos nasais sem causar malefícios. Apenas quando acede aos pulmões e ao sangue é que se torna uma ameaça.
 
Para Rebecca Shears, a primeira autora do estudo, a investigação “mostra que a exposição a DEPs, o maior poluente tanto no Reino Unido, como no estrangeiro, pode ser um dos fatores chave na mudança de uma colonização saudável dos tecidos nasais pelas bactérias, para uma doença grave, como a pneumonia”, acrescentando que “os dados apoiam outras investigações quanto ao aumento de internamentos e admissões hospitalares por pneumonia em países como a China, onde os níveis de poluição atmosférica são maiores”, conclui.
 
De acordo com estimativas da Organização Mundial de Saúde (OMS), a poluição atmosférica mata anualmente sete milhões de pessoas, 7% por pneumonia. Cerca de 37% da população mundial reside em áreas onde o nível da poluição atmosférica excede os limites apresentados pelo organismo mundial.
 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview