FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante partilha conselhos sobre o coronavírus
quarta-feira, 29 janeiro 2020 13:06

O coronavírus foi identificado no passado dia 7 de janeiro, na China. Os principais sintomas reportados pelos doentes são tosse, febre e falta de ar, sendo estes maioritariamente idosos ou pessoas com doenças crónicas. A Sociedade Portuguesa de Medicina do Viajante (SPMV) refere que, “enquanto não estiverem cientificamente comprovadas questões epidemiológicamente fundamentais como a origem da infeção, as diferentes formas de transmissão, os períodos de incubação, a possibilidade de transmissão por portadores assintomáticos, as autoridades de vários países, incluindo Portugal, desaconselham a realização de viagens não essenciais à China.” Leia os conselhos que a SPMV partilha consigo.

 

O adiamento de viagens não essenciais à China, sobretudo à região afetada, é o primeiro conselho dado pela SPMV, não apenas pelo risco de infeção, mas pelas restrições de circulação e possibilidade de encerramento sem aviso prévio de ligações aéreas ou terrestres. Adotar medidas de etiqueta respiratória (cobrir com o braço ao tossir ou espirrar, lavar frequentemente as mãos) é também aconselhado, bem como registar-se no Portal das Comunidades Portuguesas caso necessite de viajar para a China ou já lá se encontra em viagem.

Em locais públicos onde possam existir pessoas que tenham viajado das zonas afetadas (pontos de paragem e de passagem de diferentes meios de transporte, sobretudo aeroportos), deve evitar-se o contacto próximo ou prolongado com pessoas com clínica respiratória, tentar manter uma distância de proteção em relação às pessoas à volta e considerar o uso de máscara facial de proteção.

Também é aconselhada a consulta regular de informação disponibilizada pelo Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), Direção Geral da Saúde (DGS), SPMV, Portal das Comunidades Portuguesas e Organização Mundial de Saúde, para acompanhar o decorrer da situação.

Por último, em casos suspeitos de doença deverá contactar a linha SNS24 (808 24 24 24) para receber instruções a que unidade de saúde se deverá dirigir para avaliação.

Fonte: SPMV

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview