FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Médicos já passaram mais de 213 mil receitas sem papel
sexta-feira, 21 fevereiro 2020 10:33
Lançada a 20 de fevereiro de 2019, a Aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM Móvel) contabiliza, em um ano, a prescrição de 213.340 mil receitas médicas sem papel e de 478.615 mil embalagens. Os dados foram revelados ontem, pelos Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS).
 
De acordo com a entidade, a PEM Móvel tem 13 108 mil médicos registados, e, apenas em janeiro de 2020, 5.912 mil médicos usaram a aplicação. O comunicado revela ainda que, no mesmo mês, foram prescritas 38.539 mil receitas e 87.190 mil embalagens.
 
“Muito simples e útil nas consultas em contexto de domicílio, ou quando o médico se encontra longe do doente, a aplicação permite uma maior mobilidade e segurança ao ato de prescrever, tanto para cidadãos, como para médicos que podem prescrever receitas através do telemóvel”, pode ler-se na nota da SPMS.
 
Depois da publicação da portaria que lançou o sistema, a SPMS implementou uma estratégia para a formação de médicos considerados inadaptados pela Ordem dos Médicos, situado nos 385, de modo a que possam utilizar a PEM Móvel. Desde dezembro de 2019, já foram realizadas 10 sessões de formação, contando com a participação de 67 médicos. Estão ainda previstas mais 20 ações de formação, adianta o organismo.
 
A entidade conclui referindo que “é notória a diferença no ato de prescrever, mais simples, prático, seguro e cómodo para os cidadãos e para os médicos que podem prescrever receitas através do telemóvel, sem recorrer ao computador e sem necessidade de cartões”.
 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview