FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Covid-19: hospitais São João e Santo António esgotam capacidade. Novas unidades ativadas
terça-feira, 03 março 2020 11:56
O Hospital de Santo António (HGSA) do Centro Hospitalar Universitário do Porto (CHPORTO) e o Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ), no Porto, esgotaram a capacidade. O anuncio foi feito ontem, dia 2 de março. Quatro outros hospitais na região norte foram ativados na noite de segunda-feira devido à epidemia de covid-19, de acordo com Graça Freitas, diretora-geral da Saúde.
 
“Recebi um telefonema que me disse que Santo António e São João esgotaram a capacidade”, afirmou ontem Graça Freitas, no decorrer do programa “Prós e Contras”, na RTP1.
 
Nesse sentido, a responsável referiu ter contactado com a Administração Regional de Saúde do Norte para “ativar os outros quatro hospitais que estavam na retaguarda prontos para ser ativados”, não especificando quais as unidades hospitalares.
 
Quanto às razões pelas quais os hospitais designados esgotaram a capacidade, a diretora-geral esclareceu que os quartos de pressão negativa nas unidades “têm lá outros doentes internados”, incluindo os dois casos positivos confirmados, bem como os casos “suspeitos que lá estão neste momento”.
 
A Organização Mundial de Saúde declarou o surto de covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.
 
Detetado em dezembro na China, o surto de covid-19 pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocando mais de três mil mortos e infetando quase 90 mil pessoas em 67 países, incluindo duas em Portugal, ontem confirmadas. De notar que das pessoas infetadas, cerca de 45 mil já recuperaram.
 
Fonte: Lusa

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview