FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Covid-19: farmácias prestam aconselhamento a nível nacional
segunda-feira, 09 março 2020 10:53
Farmácias a nível nacional estão a oferecer aconselhamento especializado para fazer face ao surto epidémico do novo coronavírus, o covid-19. A Associação Nacional das Farmácias (ANF) fez chegar às 2.750 farmácias associadas informação científica sobre o vírus e as recomendações a prestar à população, como forma de combater a epidemia.
 
“Como maior rede de Saúde Pública em Portugal, temos o dever de ajudar a população a enfrentar esta crise com eficácia e tranquilidade”, diz Nuno Flora, secretário-geral da ANF.
 
Há duas semanas, a ANF promoveu sessões de formação descentralizadas para preparar as equipas das farmácias. Todas as 2.750 farmácias da rede da ANF receberam também documentação técnica, elaborada pelo Centro de Informação do Medicamento e Intervenções em Saúde (CEDIME), sobre a deteção precoce e o encaminhamento de casos suspeitos.
 
“O nosso primeiro objetivo é contribuir para conter ao máximo a transmissão do vírus em território nacional”, esclarece Lígia Garcia, gestora da Área de Literacia em Saúde do CEDIME.
 
“Por outro lado, acreditamos que o esclarecimento prestado pelos farmacêuticos é decisivo para tranquilizar e evitar o pânico entre a população”, acrescenta a responsável.
 
A ANF, que ativou o seu próprio plano de contingência e se encontra a prestar apoio às farmácias na elaboração dos seus planos individuais, está também a produzir um milhão de folhetos com as principais medidas de prevenção, para distribuição em todas as farmácias do país.
 
“Estamos a acompanhar o evoluir da situação, em articulação com a Direção-Geral da Saúde, e disponíveis para colaborar em tudo o que for considerado útil pelas autoridades de saúde”, conclui Nuno Flora.
 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview