FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Dermatologistas rejeitam uso dos solários e reforçam sensibilização junto dos adultos
quarta-feira, 11 março 2020 12:50
“O solário está para a pele muito mais do que o tabaco está para o pulmão.” A afirmação parte de Osvaldo Correia, presidente da Associação Portuguesa de Cancro Cutâneo (APCC). Em entrevista ao portal Vital Health, o especialista salientou a falta de fiscalização dos solários em Portugal e destacou os comportamentos de risco associados ao sol. A entrevista aconteceu no decorrer da conferência “Sol e Pele: saber conviver”, realizada no dia 29 de fevereiro, na Universidade Católica de Lisboa. Assista às declarações.
 

O presidente da APCC foi categórico ao afirmar que em 2009 a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu como cancerígeno o recurso aos solários. Onze anos depois, o dermatologista questiona a permanência dos solários na Europa, quando “países como a Austrália ou o Brasil já encerraram” e a falta de fiscalização, essencial quando “estão a ir mais jovens, mais tempo e julgam que estão protegidos porque não ficam vermelhos”.

 

Sublinhando igualmente os benefícios do sol, o dermatologista apresentou variados comportamentos de risco e realçou que “é preciso lembrar não só as crianças, como os adolescentes e os adultos.” Osvaldo Correia fez referência aos momentos desportivos ao ar livre, caminhadas, neve e situações laborais, salientando a falta de “estruturas nas escolas, mas também no trabalho” e a eliminação das “provas [desportivas] nas horas de maior radiação ultravioleta”.

 

Empenhado numa “causa de todos”, o presidente da APCC lembra os 35 anos de histórias da Associação, com iniciativas anuais há 18 anos, em termos de formações científicas e sensibilização junto da população, sob o lema de “saber conviver com o sol”, no doseamento e no momento correto, “em que a nossa sombra é maior que nós próprios”.

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview