FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Covid-19: Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal implementa consultas online
segunda-feira, 16 março 2020 11:24
A Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal (APDP) anunciou, no passado dia 12 de março, que irá suspender todas as consultas presenciais de seguimento, substituindo-as por consultas online. A medida terá efeito enquanto durar a pandemia de covid-19, tendo como objetivo diminuir o risco de contágio quer das pessoas com diabetes, quer dos colaboradores da instituição.
 
Ainda assim, as primeiras consultas ou consultas que impliquem algum tipo de intervenção terapêutica terão de ser feitas presencialmente, como é o caso da Oftalmologia, tratamentos de pé diabético, ou intercorrências.
 
As pessoas com diabetes enfrentam um maior risco de complicações quando lidam com infeções como a gripe ou as pneumonias, sendo que o mesmo acontece com o covid-19. Nesse sentido, a APDP afirma estar a “tomar todas as medidas necessárias para proteger as pessoas que são tratadas na instituição”.
 
“Acompanhamos de forma muito próxima as recomendações da Organização Mundial de Saúde e da Direção Geral da Saúde e por isso decidimos adaptar a forma como trabalhamos à necessidade de evicção social que esta pandemia nos impõe”, sublinha José Manuel Boavida, presidente da APDP.
 
O responsável acrescenta que “a população deve também, de forma individual, informar-se permanentemente e adotar todas as medidas aconselhadas pelas autoridades. As pessoas com doenças crónicas, como é o caso da diabetes, devem ser particularmente cuidadosas”, conclui.
 
A APDP recorda que, à semelhança de outras situações, as pessoas com diabetes devem ter em casa medicação para a doença em quantidade suficiente para um mês, assim como material de autovigilância da diabetes e toda a medicação que tomam habitualmente para outras condições. É ainda conveniente ter medicação para a febre, necessitando de uma maior vigilância e controlo.
 
Qualquer dúvida pode ser esclarecida através do email diabetes@apdp.pt, destinado a todos os utentes da associação.

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview