FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Vitamina D reduz risco de contágio pelo novo coronavírus, diz estudo
sexta-feira, 03 abril 2020 10:50
“A vitamina D pode ter um efeito protetor, preventivo e terapêutico nas infeções respiratórias, como as infeções virais, dos quais o coronavírus pertence”. São estas as conclusões de um estudo publicado pela Universidade de Turim, em Itália, no passado dia 26 de março, associando a vitamina D a uma possível redução das contaminações pelo novo coronavírus.
 
De acordo com Giancarlo Isaia, professor de Geriatria e presidente da Academia de Medicina de Turim, e Enzo Medico, professor titular de Histologia da Universidade de Turim, verificaram que, após uma análise de diversos estudos, a maioria dos infetados com COVID-19, principalmente os mais idosos, carecem desta vitamina.
 
“Os primeiros dados preliminares recolhidos em Turim indicam que os doentes com COVID-19 têm uma prevalência muito alta de hipovitaminose D [doença causada pela insuficiência de uma ou mais vitaminas]”, revelam os investigadores.
 
Os cientistas acrescentam que esta falta “pode ser compensada com a exposição adequada à luz solar, comer alimentos ricos em vitamina D e com a ingestão de preparações farmacêuticas específicas, sempre sob supervisão médica”.
 
Alertam ainda que “esta recomendação é útil para a população em geral, mas é particularmente significativa para aqueles que já estão infetados, os familiares destes, os profissionais de saúde, idosos, mulheres grávidas, grupos de risco e todos aqueles que, por várias razões, não se expõem adequadamente à luz solar”.
 
“Durante o inverno, os níveis de colecalciferol [vitamina D] caem significativamente, devido à menor radiação solar e ao esgotamento das reservas acumuladas durante o verão. Por esse motivo, nos meses de fevereiro / março, existe um risco maior de sua deficiência” concluem os professores.
 
Fonte: Lusa

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview