FacebookTwitterYoutubeInstagramWhatsapp

Plataforma de Atualização Diária

Imagem Desdobramento
Saúde
Farmácias dispensam cinco milhões de máscaras em uma semana
segunda-feira, 04 maio 2020 11:55
As farmácias voltaram a ter máscaras em quantidade para fazer face às necessidades da população. Na semana de 13 a 19 de abril, dispensaram 4,4 milhões de máscaras, e 5,3 milhões na semana seguinte, de acordo com dados da HMR, multinacional portuguesa especializada em estudos de mercado de produtos farmacêuticos.
 
A rede, que também sofreu com a escassez de equipamentos de proteção, só conseguiu dispensar 278 mil máscaras na última semana de março, número pouco acima do normal antes da epidemia de COVID-19.
 
No dia 24 de março, a Associação Nacional das Farmácias (ANF) recomendou às 2.750 farmácias associadas a aplicação aos produtos de protecção contra a COVID-19, que são de preço livre e vendidos por múltiplas cadeias e comerciantes, da margem de comercialização definida por lei para os medicamentos comparticipados, ou ainda mais baixa.
 
Nessa data, a entidade denunciou à Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) centenas de propostas comerciais especulativas, apresentadas às farmácias por empresas de ocasião, e pediu por carta a intervenção do primeiro-ministro. No dia 17 de abril, o Governo regulamentou a margem de lucro para todos os operadores económicos.
 
“Como maior rede de saúde pública, temos a especial responsabilidade de garantir que todos os portugueses têm acesso a materiais de proteção adequados, em condições de igualdade, em qualquer ponto do território”, afirma Paulo Cleto Duarte, presidente da ANF.
 
As farmácias dispensam apenas "máscaras certificadas", estando preparados para esclarecer quaisquer dúvidas sobre as especificações técnicas e o uso correcto das máscaras, bem como de outros equipamentos.
 

PUBLICIDADE

© 2020 Vital Health | Todos os direitos reservados | Designed by IPSPOT_ and Developed by Webview